23/08/2016

PMSC MOBILE - CONVÊNIO POLICIA MILITAR COM MINISTÉRIO PÚBLICO

FONTE: PMSC – Link: http://www.pm.sc.gov.br/noticias/convenio-entre-pm-e-mpsc-garante-continuidade-da-implantacao-do-pmsc-mobile-pelo-estado.html

Um convênio firmado entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Ministério Público Estadual (MPSC), através do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), dará continuidade ao cronograma de expansão do projeto PMSC Mobile para todas as cidades do Estado. A parceria foi firmada na última sexta-feira, 19, em ato que contou com a presença do chefe do MPSC, procurador-geral de Justiça Sandro José Neis, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, além de outra autoridade e convidados.

O convênio prevê, até agosto de 2017, a aquisição de 550 tablets com contracapas e suportes, 750 impressoras térmicas portáteis, 200 smartphones com capa robustecida, suportes e carregadores portáteis, além da contratação de 2.000 horas de desenvolvimento, para evolução do aplicativo PMSC Mobile e sistemas associados. Esses kits de tecnologia móvel e embarcada serão utilizados em viaturas, motocicletas, bicicletas e policiamento ostensivo a pé, atendendo também todas as guarnições da Polícia Militar Ambiental. Serão investidos cerca de R$ 3,738 milhões, dos quais R$3,463 milhões proverão do FRBL e o restante como contrapartida pela Polícia Militar.

Para o Ministério Público estadual, um dos aspectos mais relevantes do PMSC Mobile é que ele elimina a etapa de inserção dos dados registrados nos formulários de papel, liberando o efetivo para de atividades administrativas para atividades operacionais. Isso garante que, com o mesmo efetivo, mais estejam efetivametne nas ruas. Ainda, o tempo envolvimento das guarnições nos atendimentos de ocorrência é consideravelmente reduzido, liberando os policiais para novos atendimentos às demandas da população.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, destacou o ineditismo do PMSC Mobile no Brasil. “As múltiplas funcionalidades agregadas ao aplicativo PMSC Mobile, seu alcance de execução e implementação, contemplando desde os grandes centros urbanos até as pequenas cidades do interior, atrelado a grande otimização do atendimento policial, tem colocado Santa Catarina como referência nacional no atendimento policial à população”, falou.

O PMSC Mobile já vem sendo utilizado com êxito por mais de 250 guarnições, diariamente, em mais de 97 municípios catarinenses. Gradativamente, está sendo expandido para todas as cidades do Estado, garantindo a melhoria do atendimento oferecido pelos profissionais da Corporação à população.

SAIBA MAIS SOBRE O PMSC MOBILE

Em março de 2015, a Polícia Militar de Santa Catarina, com base no princípio de melhoria contínua, iniciou a utilização de um aplicativo para tablets e smartphones, denominado PMSC Mobile, para a gestão e registro dos atendimentos de ocorrência e providências administrativas de trânsito.

Esse aplicativo, fruto de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), é utilizado no policiamento motorizado, em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel e embarcada, composto por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo, e nas demais modalidades policiamento (a pé, motocicleta, bicicleta, dentre outras desta natureza), por policiais militares com smartphones e a mesma impressora térmica portátil.

O PMSC Mobile permite ao policial militar efetuar consultas de pessoas e veículos, receber as ocorrências recebidas pelo 190 com informações detalhadas sobre o atendimento a ser realizado (tipo de ocorrência, nível de risco, detalhes do atendimento, etc.), incluindo a melhor rota para chegar ao local da ocorrência, elaborar os Boletins de Ocorrência da PMSC (Termo Circunstanciado, Acidente de Trânsito, Comunicação de Ocorrência Policial, etc.), imprimindo os comprovantes e documentos necessários no local do atendimento, bem como registrar providências administrativas de trânsito, tudo no local dos fatos. Tudo isso facilita e potencializa o trabalho do policial militar na rua, garantindo mais eficiência e eficácia no atendimento à população.